COMO IDENTIFICAR UM PERFUME FALSIFICADO?

Segundo a ADIPEC, perfumes falsificados não representam nem 5% dos perfumes comercializados em todo o MUNDO. De acordo com esses dados, encontrar um perfume falso no Brasil se torna praticamente impossível.

O senso comum costuma atrelar a fixação da fragrância ou o selo ADIPEC à originalidade do perfume. Esse é um erro bastante comum. Isso porque o álcool utilizado na fabricação de perfumes originais e principalmente a embalagem é de qualidade muito superior em comparação aos de perfumes fabricados clandestinamente.

O Brasil é o único país a aplicar etiqueta de validade nos produtos importados, sendo os perfumes livres de validade de vencimento, visto que ao comprarmos um perfume em seu pais de origem, como EUA, Itália, Londres, o mesmo não possui data de validade, visto que o mesmo "não estraga" sendo ele conservado em local apropriado.

Detalhes como a qualidade do frasco, da tampa e da embalagem, assim como o peso e textura dos materiais, figuram, na grande maioria das vezes, a parte mais delicada e sofisticada de um perfume. Consequentemente, o frasco e a embalagem como um todo, representam a parte mais cara de todo o produto, sendo, portanto, as mais difíceis de se falsificar.

Entretanto, a fixação deve ser um dos últimos critérios a serem utilizados por você na verificação da originalidade de um perfume. Isso porque o "tempo de duração" de um perfume depende de fatores externos como a umidade do ar, a limpeza da pele ou da roupa, a temperatura do ambiente, a transpiração, entre outros fatores fisiológicos do ser humano, como o fenômeno da "fadiga olfativa", por exemplo. Esse fenômeno consiste na adaptação olfativa a se acostumar com o mesmo odor depois de certo período. Fazendo com que o cheiro do perfume passe a ser mais fraco a nossa sensibilidade. Quando isso acontece, passamos a não perceber mais o odor do perfume, enquanto outras pessoas o sentem normalmente.

Sendo assim, podemos considerar a embalagem do produto como o item mais fácil de se identificar um perfume falso.

COMPROMISSO

A Perfumex tem o compromisso ético e moral de jamais vender produtos que não sejam fornecidos por distribuidores ou fornecedores oficiais das marcas apresentadas na loja. 
Além deste compromisso, também temos o interesse que você saiba distinguir um produto legítimo de um produto falsificado.

IMPOSTOS

O mercado local de perfumes, cosméticos e produtos de higiene pessoal de origem estrangeira sempre se caracterizou pela existência de três tipos de situação:

1 – Os legalmente importados por legítimos importadores e distribuidores

2 – Os produtos falsificados

3 – Os produtos originais porem introduzidos no mercado diretamente de seu país de origem.

Os produtos falsificados geralmente são de qualidade muito inferior e vendidos geralmente por ambulantes em praças e feiras ao ar livre, constituindo-se portando numa parcela realmente pequena de todo o mercado de perfumes e cosméticos importados. Destaque-se ainda a ação das autoridades policiais que reprimem constantemente este mercado de produtos falsos, fechando fabricas e depósitos clandestinos que operam com tais produtos.